Este blog tem o objetivo de compartilhar experiências com pessoas que gostam do xadrez, seja como hobby ou profissão

domingo, 26 de maio de 2013

Anotações de uma partida de xadrez

Anotações de uma partida de Xadrez
 
O sistema usado actualmente é o de anotação Algébrica, este sistema numera as oito Filas de 1 a 8 e as oito Colunas de A a H, a anotação é realizada sempre sob o ponto de vista da Brancas

Para anotar uma partida, cada jogador regista o seu lance e o do adversário, sendo ambas as folhas de anotação iguais.
Para anotar o lance:


A - Lance normal:
1º - Anota-se com letra maiúscula, a inicial da Peça que foi movida;
2º - Em seguida, com letra minúscula, a casa para onde a peça moveu.

Importante: A casa é identificada escrevendo-se primeiro, com letra minúscula, a Coluna correspondente da casa; a seguir o número correspondente da Fila a que pertence a casa de destino da peça.

B - Lance de Captura:
1º - Anota-se a inicial da Peça que moveu;
2º - Anota-se a seguir, um X que é o sinal de captura de peça;
3º - Anota-se finalmente, a casa da Peça Capturada;

Obs.: 1-Não é necessário anotar o nome da peça capturada, basta identificar corretamente, a casa onde estava a peça capturada.
2-Quando a peça movida for Peão, não é necessário escrever a inicial da Peça. Assim, todas as vezes que um lance for anotado sem a inicial maiúscula, já se sabe que foi um lance de Peão.

C - Lance de Promoção: 1º - Anota-se normalmente, o movimento do Peão até a última Fila por avanço simples na Coluna, ou por captura de peça na Diagonal. Após o lance anotado, regista-se um sinal de igualdade e a inicial maiúscula da nova peça por promoção. Ex.: c8=D ou cxd8=T No primeiro caso, o Peão que estava em c7 avançou para c8 e foi promovido a Dama; no segundo caso, o Peão que estava em c7, capturou uma peça (Cavalo p. ex.) em d8 e foi promovido a Torre. Em ambos os casos, vale recordar, a promoção é de livre escolha do jogador que promoveu a peça.


Exemplo:
Brancas, Negras
1 - e4, e5
2 - Cf3, Cc6

Sinais Convencionais: Existem diversos sinais utilizados durante as partidas ou em anotações de partidas, com o objetivo de apontar determinado aspecto específico do lance ou de uma série de lances. Vejamos os mais usados:


Captura x
Xeque +
Xeque Mate ++
Lance Bom !
Lance Muito Bom !!
Lance mau ?Lance Muito mau ??
Roque Pequeno 0-0
Roque Grande 0-0-0
"en passant" e.p
Proposta de Empate (=)

Atenção: É muito comum entre principiantes, não querer anotar partidas jogadas por achar que perde a concentração do jogo (geralmente, em torneios entre não federados).
JAMAIS SE PERMITA ESTE ERRO!


A acomodação desta tarefa, impede o jogador de mais tarde, analisar a partida jogada e corrigir os erros cometidos. Depois, se o seu desejo é tornar-se um bom jogador, siga o exemplo dos melhores.

ANOTE SUA PARTIDA Ocorre ainda, que o hábito de anotar os lances, favorece o desenvolvimento da concentração. Por isto, a anotação da partida, deve sempre ser estimulada.

Nenhum comentário: